"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sexta-feira, 1 de setembro de 2017

REALIZADO O II SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA MILITAR

.


No período de 29 a 31 de agosto, realizou-se, nas dependências do Museu Naval e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), o II Simpósio Nacional de História Militar.

O evento congregou acadêmicos, docentes, estudantes, pesquisadores da História Militar, civis e militares, com o objetivo de buscar a articulação da área de História Militar, tratar da pesquisa na área, das problemáticas referentes ao objeto da História Militar, seus métodos e técnicas de pesquisa, suas relações com outras dimensões da História e com outras disciplinas como a Sociologia, a Antropologia, a Ciência Política, bem como da utilização dos arquivos militares e institucionais no Brasil e na América.

Foi possível consolidar a História Militar como área de pesquisa interdisciplinar, plural e polifônica visando congregar as diferentes perspectivas de pesquisas acadêmicas em andamento.

No primeiro dia, após a conferência de abertura, proferida pelo Prof. Dr. Francisco Eduardo Alves de Almeida, da Escola de Guerra Naval, foi realizado o lançamento de livros de História Militar por pesquisadores da área. Na oportunidade, o editor do Blog Carlos Daróz-História Militar lançou suas mais novas obras: O Brasil na Primeira Guerra Mundial-a longa travessia e Um céu cinzento: a aviação na Revolução de 1932.

Comunicação durante um dos simpósios temáticos

O segundo e o terceiro dia foram reservados aos simpósios temáticos, nos quais mais de uma centena de pesquisadores apresentaram seus trabalhos mais recentes. Nessa edição foram apresentados trabalhos produzidos por pesquisadores de universidades do RJ, SP, MG, PR, SC, RS, GO, MS, SE e PE.

Os simpósios temáticos foram os seguintes:

ST 1 - História Militar: teoria, metodologia e fontes de pesquisa.
ST 2 - Militares na Política e na Sociedade.
ST 3 - História da Guerra e das Instituições Militares.
ST 4 - Historiografia, Memória e Patrimônio Militar.

Nessa fase, o editor do Blog apresentou, no ST 3, sua pesquisa “Precisamos de ação! A mobilização de pessoal durante a Revolução de 1932”.

O editor do Blog Carlos Daroz-História Militar apresentando seu trabalho no simpósio temático 3

Além dos simpósios temáticos, ocorreu uma sessão de comunicações de Iniciação Científica, destinada aos graduandos.

Encerrando o simpósio, o Prof. Dr. Paulo André Leira Parente, da UNIRIO, proferiu a conferência de encerramento, prestigiada por grande público, no auditório Paulo Freire.

Diversas instituições participaram da organização do simpósio: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Salgado de Oliveira, Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Escola de Guerra Naval e Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Segundo as palavras do coordenador geral do simpósio, Prof. Paulo Parente, o evento serviu, sobretudo, para reforçar o diálogo entre as instituições.

Prof. Dr. Paulo André Leira Parente, da UNIRIO, coordenador geral do simpósio, proferindo a conferência de encerramento.

O II Simpósio Nacional de História Militar foi um completo sucesso. O campo da História Militar saiu fortalecido e ainda mais consolidado, com pesquisadores de todo o Brasil estudando a história das guerras, do soldado e das instituições militares. 

Que venha a terceira edição no ano de 2018, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro.


.

Um comentário:

  1. Muito bom esse evento, e que venham mais como esse para fortalecer cada vez mais a discussão acadêmica sobre o tema.

    ResponderExcluir