"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 22 de novembro de 2016

MORRE O PROJETISTA DO ICÔNICO MiG-29

.

Ivan Mikoian foi figura-chave na criação da aeronave e era filho de Anastás Mikoian, chefe de Estado durante os governos Stálin e Khruschov.

 
Morreu em Moscou, nesta sexta-feira (25), Ivan Mikoian, um dos desenvolvedores do caça Mig-29. O projetista de aeronaves tinha 90 anos.

Ivan Mikoian era filho de um dos mais influentes políticos soviéticos, Anastás Mikoian, chefe de Estado durante os governos de Josef Stálin e Nikita Khruschov.  Após terminar a escola de mecânica de aviação militar, Ivan entrou na Academia de Engenharia Militar Aérea Jukóvski e tornou-se projetista de aeronaves.  Trabalhou toda a vida no Bureau de Projetistas, que seu tio, Artiom Mikoian, fundou em 1939.  Foi condecorado duas vezes na União Soviética pelo projeto do Mig-29. Manteve-se como conselheiro da corporação de construção de aviões Mig até o final da vida.

O Mig-29 começou a ser desenvolvido na década de 1970 e tornou-se o principal caça das Forças Aeroespaciais da Rússia. Diferentemente de todas as aeronaves Mig anteriores, porém, ela foi projetada com fuselagem sustentante, ou seja, aquela em que a configuração do próprio corpo produz sustentação. Os engenheiros aplicaram uma alta qualidade na construção do caça, o que permitiu, posteriormente, a criação de algumas variações modernizadas. 

O MiG-29 foi o maior sucesso do projetista Ivan Mikoyan


Diversos modelos do Mig-29 são utilizados em mais de 25 países pelo mundo. Em muitos deles, a aeronave se tornou o principal tipo de caça leve de frente nas Forças Aéreas.

Fonte: Gazeta Russa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário