"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quinta-feira, 7 de abril de 2016

LIVRO - ALIANÇA BRASIL-EUA: NOVA HISTÓRIA DO BRASIL NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

.



Decorridos 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial a aliança militar entre Brasil-EUA ainda desperta indagações e controvérsias. Dentre estas cabe citar o programa do Lend Lease, pelo  qual o Brasil se beneficiou de vantajosos financiamentos para aquisições de bens de interesse  militar nos EUA. Também permanece obscura a forma pela qual foram criadas aqui unidades militares inteiramente novas, dedicadas a manusear tanques e gases venenosos; as pressões pela americanização total do Exército Brasileiro; o treinamento e assessoria da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no Brasil e na Itália;  as tentativas estadunidenses de se opor à desmobilização da FEB ao fim da guerra, etc. Este livro examina tais questões à luz de documentos até aqui inéditos, além de revelar fatos desconhecidos como as políticas não escritas para vedar acesso brasileiro a tecnologias militares estadunidenses, o domínio do mercado da aeronáutica civil brasileiro pelos EUA, o destino dos pacientes militares brasileiros internados em hospitais estadunidenses e o obscuro “Projeto Sul” de 1944, o qual previa a eventualidade de uma guerra contra a Argentina.

Brasil e Estados Unidos foram aliados na luta contra a Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial. A aliança rendeu aos EUA acesso ao território brasileiro, na forma de bases aéreas e navais, indispensáveis ao esforço de guerra, bem como ao fornecimento de alimentos e matérias-primas do Brasil necessário às suas indústrias bélicas. Em troca, o Brasil recebeu financiamento para aquisição de usinas, fábricas, armas, veículos e munições de origem estadunidense. Brasil e Estados Unidos realizaram ações militares conjuntas de terra, mar e ar, nos Teatros de Operações do Atlântico Sul e do Mediterrâneo, o que contribuiu de forma significativa para a vitória Aliada sobre o Eixo na Segunda Guerra Mundial. Para viabilizar essas ações foi fundamental o papel desempenhado pelas comissões militares conjuntas constituídas àquela época: a Joint Brazil United States Defense Commission – JBUSDC (Comissão Conjunta de Defesa Brasil Estados Unidos – CCDBEU) com sede em Washington (EUA) e a Joint Brazil United States Military Commission – JBUSMC (Comissão Militar Conjunta Brasil Estados Unidos – CMCBEU) com sede no Rio de Janeiro (RJ). Este livro se dedica a examinar, à luz das revelações contidas em arquivos recentemente liberados para consulta, as negociações no interior destas comissões entre os membros estadunidenses e brasileiros em torno de temas como: a americanização do Exército Brasileiro, o domínio do mercado aeroportuário do Brasil pelos EUA, a formação, emprego e desmobilização da Força Expedicionária Brasileira (FEB), dentre tantos outros fatos até aqui desconhecidos.


Sobre o autor

Dennison de Oliveira é Pós-Doutor em Estudos Estratégicos pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2014), Doutor em Ciências Sociais (1995) e Mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1991), bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 1987). Atua nos programas de pós-graduação em História da UFPR e da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME). Publicou pela Editora Juruá os livros “Os Soldados Brasileiros de Hitler” (2008), “Os soldados alemães de Vargas” (2008), “O Tunel do Tempo: um estudo de História e Audiovisual” (2010) e “História e Audiovisual no Brasil do Século XXI” (2011)


Ficha técnica

Autor: Dennison de Oliveira
ISBN: 978853625195-0
Acabamento: Brochura
Número de Páginas: 334
Publicado em: 10/06/2015


 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário