"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



domingo, 3 de janeiro de 2016

SEGREDOS SEPULTADOS: A HISTÓRIA DOS AVIÕES DE GUERRA NAZISTAS ENCONTRADOS EM UM CAMPO DE INDIANA

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Na batalha para se manter à frente do inimigo na 2ª Guerra Mundial, os engenheiros norte-americanos estavam dispostos a empregar qualquer artifício, inclusive roubar as ideias de seus inimigos nazistas.


Com o avanço da guerra na Europa, centenas de aviões alemães foram enviados para o Campo Freeman, em Seymour, Indiana, onde foram desmontados no intuito de propiciar o conhecimento de como foram construídos. Depois disso, o Exército dos EUA enterrou qualquer evidência dessa operação.


Agora a Equipes de Recuperação do Campo Freeman estão desenterrando centenas de peças de avião e e procurando remontá-las novamente, assim como seus antepassados tentaram fazer quase sete décadas atrás.
 

No final da Guerra Mundial, o campo foi utilizado como uma movimentada base do Exército guarnecida por centenas de soldados e civis com a missão de estudar aviões e foguetes da Alemanha.

Engenheiros do Exército dos EUA estudam um Me-262 capturado em Campo Freeman



Os Aliados capturaram cerca de 80 diferentes tipos de aeronaves em toda a Europa, que, em seguida, foram enviados para o campo, onde foram estudados, desmontados e depois montados novamente.


Enquanto muitas partes ou aviões foram enviados para museus, outras foram descartadas, jogadas em poços abertos no campo e cobertos com toneladas de terra


Agora, a Equipe de Recuperação do Campo Freeman está se esforçando para encontrar o maior número de peças possível.  A equipe já encontrou uma infinidade de hélices e partes de rodas, mas está esperançosa de encontrar uma fuselagem intacta, sobre a qual existem rumores de estar escondida em algum lugar no solo.


Um membro do esforço de recuperação, Scott Cooper, explicou por que os aviões tinham sido levados para os EUA: "Naquele momento da guerra os alemães estavam anos à nossa frente nas áreas de tecnologia.  Eles, na verdade, desenvolveram o primeiro avião, por isso tivemos a chance de trazer essa aeronave aqui, dividi-la, examinar o motor e a aeronave, e descobrir coisas que poderiam ser utilizadas nas aeronaves que estávamos construindo no momento.”  Cooper acrescentou que "cerca de 81 diferentes tipos de aeronaves foram trazidos aqui, incluindo mísseis V-1 e V-2."


 Um Heinkel He-111, ainda com as cores alemãs, estacionado no Campo Freeman em 1946


O Exército promoveu um dia de portões abertos no Campo Freeman, em 1946, quando a guerra já havia terminado, permitindo ao público ver o que estava estudando.  Mas havia dúvidas sobre o que aconteceria com os aviões no final da guerra. 


Os aviões que não foram encaminhados aos museus foram, então, enterrados nos arredores do campo de aviação, e estão lentamente sendo localizados pela equipe de recuperação.



"Em alguns casos, você ainda pode ver as palavras em alemão por lá", disse Cooper. "Em um único dia encontramos 12 pás da hélice, que foi muito emocionante."



A Equipe de Recuperação do Campo Freeman é, pelo menos, o terceiro grupo que pesquisa as peças no campo desde o início de 1990.  Seus integrantes acreditam que a lama tem preservado muitas peças encontradas até agora e utilizam um scanner chamado Bloodhound, fixado na parte traseira de um veículoA unidade de radar se conecta a um computador e a um programa de mapeamento GPS e realiza pesquisas no solo, como um ultrassom, indicando onde os objetos estão enterrados.


"Você perceber que pode recuperar um avião que é parte da história, ser capaz de tocá-lo e senti-lo e restaurá-lo e trazê-lo de volta para que outras pessoas possam vê-lo, é muito emocionante. Em alguns casos, provavelmente nos ajudou a ganhar a guerra", acrescentou Cooper.

Fonte: Mail Online News


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