"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quinta-feira, 19 de novembro de 2015

HOMENAGEM AO DIA DA BANDEIRA - A BANDEIRA FERIDA



Na data em que comemoramos o Dia da Bandeira, o Blog Carlos Daróz-História Militar publica um depoimento da enfermeira da FEB Olímpia de Araújo Camerino.  É a nossa homenagem à bela e honrada Bandeira do Brasil.

"Uma tarde, ao entrar na S.11 Enfermaria do 7th Station Hospital, para minha visita diária aos feridos ali hospitalizados, senti que alguma surpresa me aguardava.

Recolhidos aos seus leitos, me esperavam. Em dado momento, aproxima-se de mim o Sargento Eloy Fernandes, trazendo nas mãos esta Bandeira, a qual me foi entregue, dizendo:

- É para a senhora, com a nossa gratidão. 

Olhando a Bandeira, remendada de esparadrapo, parecia um pedaço deles. Ferida e judiada. Pendurada em um canto da enfermaria, um altar da Pátria, era venerada pelos seus heróis, que iam ser evacuados para o Brasil. Recebi-a com respeito e reverência, orgulhosa de merecer a confiança de guardá-la como relíquia. Junto à bandeira havia uma carta que vai também, a seguir, reproduzida. Numa moldura guardo-as como o mais rico troféu que me poderia ser ofertado."

A "bandeira ferida", remendada com esparadrapos 


A carta assinada pelos feridos e doentes


  
Fonte: CAMERINO, Olímpia de Araújo. A Mulher Brasileira na Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Capemi Editora e Gráfica, 1983.


Nenhum comentário:

Postar um comentário