"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sexta-feira, 21 de agosto de 2015

LIVROS - BATALHAS MEDIEVAIS


A obra apresenta as vinte mais importantes batalhas da Europa e do Oriente Próximo na época em que os tradicionais códigos de cavalaria cediam lugar ao crescente profissionalismo dos exércitos. Começando com a Batalha de Hastings (1066), na qual a cavalaria de Guilherme da Normandia derrotou as forças saxônicas de Haroldo, e concluindo com a Batalha de Brunkeberg (1471), em que uma milícia sueca derrotou um exército profissional moderno, liderado pelo rei dinamarquês Cristiano I. As batalhas incluem confrontos maciços entre cavalarias, como a destruição, por Saladino, de um exército de cruzados em Hattin (1187) e a vitória mongol em Liegnitz (1241); o emprego do devastadoramente eficaz arco longo em Crécy (1346) e Agincourt (1415); o bem-sucedido ataque anfíbio de venezianos e cruzados a Constantinopla (1204); e as batalhas navais em Malta (1283) e Sluys (1340).


Inclui relatos vívidos de confrontos menos conhecidos, como Bouvines (1214), o sítio do Château Gaillard (1203-1204) e a vitória dos humildes hussitas contra seus senhores em Vítkov, próximo a Praga (1420), onde tanto carroças como pólvora foram usadas com grandes resultados.

Cada batalha inclui uma introdução uma descrição concisa da ação e uma análise das conseqüências. Inclui mapas coloridos, especialmente para ilustrar as disposições e a movimentação dos exércitos, e, - em um relance - o desenvolvimento da batalha.

Batalhas Medievais é um registro histórico dos principais conflitos da Idade Média, e uma fonte essencial para todos os interessados em batalhas e táticas de guerras medievais.


Batalhas Medievais.   Kelly Devries, Martin Dougherty, Iain Dickie, Phyllis Jestice e Christer Jorgenstein.  M. Books, 224 páginas.
 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário