"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sábado, 23 de maio de 2015

EDITOR DO BLOG HISTÓRIA MILITAR RECEBE A MEDALHA MMDC

.



Uma jornada memorável.  É o mínimo que pode ser dito da solenidade comemorativa ao Dia da Juventude Constitucionalista, realizada ontem, no Obelisco do Ibirapuera, pela Sociedade de Veteranos de 32 - MMDC.

A cerimônia foi de rara beleza e carregada de emoção e patriotismo, ficando evidente o culto, por parte dos associados, a valores tão caros e tão em falta em nosso país, na atualidade.  

Na oportunidade, diversas personalidades foram agraciadas com a Medalha MMDC, criada com o fim de galardoar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que por seus méritos e serviços relevantes prestados à São Paulo e ao culto da Revolução Constitucionalista de 1932, se tenham tornado pessoas dignas de especial distinção.  O nobre significado da sigla “MMDC”, deve-se às iniciais dos nomes dos quatro estudantes, Martins, Miragaia, Drausio e Camargo, que reivindicando para o povo brasileiro uma Constituição que visasse um Estado Democrático de Direito, no dia 23 de maio de 1932 na Pça da República – SP, acabaram por serem baleados por parte do governo ditatorial e faleceram.

 
Na qualidade de neto do ex-combatente constitucionalista Pefani Daróz, recebi minha condecoração com muita honra e com um orgulho sem tamanho.

Registro aqui os meus agradecimentos ao Cel Mário Ventura, presidente da Sociedade, pela outorga; ao professor Jefferson Biajone, pela indicação, e à Sra. Oritia Serafim, pelas fotografias e pelo apoio.

A seguir, algumas imagens da cerimônia.

Cel Mário Ventura, presidente da Sociedade de Veteranos de 32-MMDC e o editor do Blog História Militar

Mausoléu do Soldado Constitucionalista

O professor Carlos trajado com uniforme histórico e portando a célebre "matraca" 

Dezenas de pessoas prestigiaram a cerimônia , realizada no Obelisco do Ibirapuera

Uniformes históricos e uma bandeira de São Paulo original de 32 abrilhantaram a solenidade



.







Nenhum comentário:

Postar um comentário