"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



segunda-feira, 23 de junho de 2014

PERSONAGENS DA HISTÓRIA MILITAR - NICCOLÒ FONTANA TARTAGLIA

.

* ??/??/1500 - Brescia, Itália

+ 13/12/1757 - Veneza, Itália




Niccolò Fontana, apelidado de Tartaglia, foi um matemático italiano considerado o "pai da ciência balística". Quando criança, quase foi morto pelas tropas francesas que laceraram suas bochechas e mandíbula com cortes de sabre profundos quando capturaram sua cidade natal de Brescia, em 1512, durante as Guerras Italianas (1494-1559). Em razão de seus ferimentos veio seu apelido, Tartaglia (o gago).  Sua reputação como matemático veio com a vitória em uma competição para resolver equações cúbicas algebricamente. O trabalho de Tartaglia teve um grande impacto sobre os assuntos militares, quando publicou um artigo sobre a aplicação da matemática ao fogo de artilharia, no qual esboçou uma compreensão científica da balística e publicou as primeiras tabelas de tiro.

Ele é mais lembrado por "teorema de Tartaglia," que provou que a trajetória de um projétil é sempre uma linha curva, em vez de uma linha reta até o alvo, como é normalmente percebido a olho nu. Com seus cálculos, provou que o alcance máximo de uma bala de canhão, em qualquer velocidade, é obtida pelor disparo a uma elevação de 45,8º. Antes disso, os artilheiros acreditavam que suas balas de canhão voavam em linha reta depois de deixar o tubo, um erro que muitas vezes os levou ao fogo curto ou a posicionar os canhões perigosamente perto do inimigo.

Tartaglia também inventou quadrante de nível, pelo qual um mestre-artilheiro calculava e definia a elevação do tubo para atender a faixa desejada de acordo com uma tabela pré-estabelecida em graus, e indicada por um fio de prumo. Finalmente, Tartaglia calculou os alcances máximos eficazes para diversos tipos de peças de artilharia conhecidos.

O quadrante de nível, utilizado pelas artilharias até os dias de hoje, segue os princípios de Tartaglia
 

Tartaglia se preocupou com os efeitos morais da aplicação da ciência à arte da guerra, e chegou a destruir o manuscrito sobre projéteis a fim de impedir a sua aplicação na guerra. No entanto, quando a Itália foi ameaçada pelos otomanos, ele deixou de lado seus escrúpulos e publicou novo tratado, a Nuova Scientia (1537), que foi seguido por outros trabalhos sobre ciência militar na década de 1540.

Posteriormente, envolveu-se em disputas com Girolamo Cardano, que publicou primeiro sua solução, mesmo havendo antes jurado que não o faria. Sua maior obra, Ars Magna, foi publicada na Alemanha em 1545 e tornou-se o maior compêndio algébrico existente da época. A resolução de Tartaglia, com todos os detalhes, lá estava publicada. A partir daí, iniciou-se uma enorme inimizade com ásperas discussões, a disputa apenas terminou quando o discípulo de Cardano, Lodovico Ferrari, de posse da solução da equação do quarto grau, propôs questões que Tartaglia não conseguiu resolver.

Artilheiros renascentistas utilizando o quadrante de Tartaglia para apontar seus canhões com a elevalção correta


Fez o "Tratado Geral dos Números e Medidas" (1556-1560), que contém regras de aritmética, álgebra, geometria e física. Publicou Travagliata inventione (1551).  Tartaglia morreu em Veneza, no ano de 1557, aos 57 anos de idade.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário