"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

FAMÍLIAS DIVIDIDAS PELA GUERRA DA COREIA TÊM REENCONTRO EMOCIONANTE

.





Idosos do Sul e do Norte reviram parentes após acordo entre países rivais.  Alguns não viam familiares havia 60 anos.

 
Oitenta e dois idosos sul-coreanos, alguns com problemas graves de saúde, participaram nesta quinta-feira de um emocionante encontro com os parentes norte-coreanos, no monte Kumgang, Coreia do Norte, 60 anos depois da separação provocada pela Guerra da Coreia (1950-1953).

O primeiro encontro desde 2010 de famílias coreanas separadas pela guerra começou às 15h (3h de Brasília) com uma grande cerimônia, em um grande salão localizado no monte Kumgang, informou o ministério sul-coreano da Unificação.

Dez ônibus escoltados por veículos da polícia saíram do porto sul-coreano de Sokcho poucas horas antes em direção ao monte Kumgang.  Alguns participantes têm problemas graves de saúde. Mais de dez deles se deslocam em cadeiras de rodas e duas idosas viajaram de ambulância. Os 82 sul-coreanos se reuniram com 180 familiares norte-coreanos em um encontro emotivo, após mais de 50 anos sem notícias.

"Penso que quando olhar para o seu rosto, não vou conseguir acreditar”, disse Kim Dong-bin, de 81 anos, horas antes do encontro com a irmã mais velha.  "Não sei se vou conseguir reconhecê-la imediatamente. Faz tanto tempo que não nos vemos", completou.

Os participantes, selecionados por sorteio, levaram presentes, remédios, fotos e vídeos para entregar aos parentes do Norte. "São coisas difíceis de encontrar na Coreia do Norte", disse Kim Se-rin, de 85 anos.

O encontro entre famílias continuará no próximo domingo, quando 88 norte-coreanos se reunirão com 361 familiares sul-coreanos.  As negociações entre Seul e Pyongyang tornaram possíveis os encontros, os primeiros desde 2010. A Coreia do Norte concordou com a reunião depois de ter exigido, em vão, que a Coreia do Sul anulasse as manobras militares conjuntas com os Estados Unidos previstas para os próximos dias.

Fonte: G1

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário