"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sexta-feira, 19 de julho de 2013

PERSONAGENS DA HISTÓRIA MILITAR – GENERAL P.G.T BEAUREGARD




* 28/05/1818 – St. Bernard Parish, EUA

+ 20/02/1893 - Nova Orleans, EUA



Pierre Gustave Toutant Beauregard nasceu em St. Bernard Parish, Louisiana, a cerca de 32 km de Nova Orleans, de uma família de Crioulos da Luisiana, o terceiro filho de Jacques Toutant-Beauregard e Helene Judith de Reggio Toutant-Beauregard. Beauregard frequentou escolas de Nova Orleans e depois foi para a "Escola Francesa", em Nova Iorque. Foi nesta época em Nova Iorque, aos 12 anos, que aprendeu a falar Inglês. Posteriormente, estudou na Academia Militar dos Estados Unidos da América em West Point. Um de seus instrutores foi Robert Anderson, que, mais tarde, se tornaria o comandante do Fort Sumter e que se renderia à Beauregard no início da Gerra Civil.

Ao se matricular em West Point, Beauregard passou a assinar "G. T. Beauregard." Graduou-se como segundo aluno da classe de 1838 e se sobressaiu tanto na arma de Artilharia quanto na de Engenharia. Seu colegas militares deram-lhe muitos apelidos: Pequeno Crioulo, Bory, Francesinho, Felix, e Pequeno Napoleão.


Guerra México – EUA

Durante a gerra Guerra Mexicano-Americana, Beauregard serviu como engenheiro sob o comando do General Winfield Scott. Foi capitão comissionado na Batalha de Contreras e na Batalha de Churubusco e, novamete, promovido a major comissionado na época da Batalha de Chapultepec, onde foi ferido no ombro e na coxa. Beauregard foi reconhecido pela eloquente performance em um encontro com Scott, onde expôs as opiniões dos oficiais gerais para mudar as táticas planejadas de ataque ao forte de Chapultepec, e foi um dos primeiros oficiais a entrar na Cidade do México. Considerava suas contribuições em perigosas missões de reconhecimento e elaboração de estratégia mais significantes para seus superiores do que as elaborados pelo colega engenheiro, Capitão Robert E. Lee, e, por isso, ficou desapontado quando Scott não o elogiou no seu relatório. Na oportunidade, Lee e outros oficiais obtiveram mais reconhecimento e promoções.

Beauregard retornou do México em 1848, e, durante os próximos 12 anos, foi responsável por aquilo que o Departamento de Engenharia chamou de "o Mississippi e a defesa do Lago em Louisiana". Apesar do título, muito do seu trabalho de engenheiro foi exercido em outros lugares, reparando fortes antigos e construindo novos na costa da Flórida e em Mobile, Alabama. Também melhorou a defesa dos Fortes St. Philip e Jackson no Rio Mississipi, abaixo de Nova Orleans. Beaugerard trabalhou ainda no Corpo de Engenheiros do Exército para melhorar a navegação dos canais na boca do Mississippi, e patenteou uma invenção que ele chamou de "self-acting bar excavator" para ser utilizada por navios na travessia barras de areia e argila.


Guerra Civil

Depois de um período muito breve como superintendente da Academia Militar, em 1861, com o rompimento da Guerra Civil Americana, tornou-se o primeiro general-de-brigada confederado e comandou as defesas de Charleston, Carolina do Sul, no início do conflito, na Batalha de Forte Sumter em 12 de abril de 1861. Três meses depois, ele foi o vencedor na Primeira Batalha de Bull Run, perto de Manassas, Virginia.



Tropas confederadas de Beauregard bombardeiam o Forte Sumter, em 1861, dando início à Guerra Civil Americana


Beauregard comandou exércitos no teatro ocidental da Guerra Civil Americana, incluindo a Batalha de Shiloh, no Tennessee, e o cerco de Corinto, no norte do Mississippi. Retornou a Charleston e defendeu-a de repetidos ataques navais e terrestres em 1863. Sua maior conquista foi sem dúvida, salvar a cidade de São Petersburgo, Virginia, e assim também a capital confederada - Richmond - de assaltos por forças esmagadoramente maiores das Forças Armadas da União, em junho de 1864.

Sua influência sobre a estratégia da Confederação, no entanto, foi marcada pelo seu mau relacionamento profissional com o Presidente Jefferson Davis e outros generais e oficiais. Em abril de 1865, Beauregard e seu comandante, o general Joseph E. Johnston, convenceram Davis e os membros do gabinete que a guerra necessitava caminhar para o fim. Johnston rendeu a maior parte das tropas remanescentes da Confederação para o general William T. Sherman, incluindo Beauregard e seus homens.


Pós-guerra

Após sua carreira militar, Beauregard trabalhou como executivo de ferrovia e tornou-se um dos poucos veteranos confederados ricos por causa de seu papel na promoção da Loteria da Louisiana. Hoje ele é comumente chamado de P.G.T. Beauregard, mas, durante a guerra, ele raramente usava seu primeiro nome e assinava suas correspondências como G.T. Beauregard.

Beauregard morreu de ataque cardíaco, enquanto dormia, em Nova Orleans, em 20 de fevereiro de 1893, aos 74 anos. Em sua homenagem existe a cidade de Beauregard Parish, no oeste da Louisiana e o Campo Beauregard, base da Guarda Nacional Pineville, no mesmo estado.
 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário