"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 28 de agosto de 2012

HEINKEL 115 É RESGATADO DO FUNDO DO MAR NA NORUEGA




 
Um raríssimo Heinkel He-115 alemão foi resgatado de um fiorde norueguês após 70 anos no fundo. Agora será restaurado de volta à sua antiga forma

O bombardeiro e torpedeiro hidroavião bimotor foi produzido na Alemanha, antes e durante a 2ª Guerra Mundial, numa série de cerca de 300 unidades. É um tesouro da guerra e foi resgatado de uma profundidade de 40 metros em Stavanger – pouco menos de dois quilômetros do museu de aviação local.

Egil Enderson, representante do museu, revelou que ficou extremamente animado com a operação de resgate e recolocação em terra: "Não dormi nada na noite anterior, embora a fuselagem já tivesse sido descolada do fundo lamacento do fiorde um dia antes, tendo sido erguida até 20 metros da superfície."

Erguer o Heinkel até a superfície foi um processo tedioso. Todo o processo se deu muito lentamente. Ninguém podia dizer com certeza quais eram as condições da fuselagem após 70 anos no fundo do fiorde. Quando o avião finalmente emergiu da água, provou-se em melhor estado do que o esperado.
 
Detalhes da fuselagem estavam bastante visíveis e intactos, assim como a pintura original e a estrutura das asas. “Iniciaremos agora o trabalho de restauração da aeronave. O primeiro passo é dividi-la em partes menores e imergi-las em um tanque de água fresca”, disse Endresen.
 
Heinkel He-115 alemão decolando na Noruega em 1940

As peças ficarão imersas pelo menos por dois anos para extrair todo o sal que impregna a fuselagem. Os tanques serão localizados do lado de fora da entrada do museu, então os visitantes poderão ver as partes da fuselagem durante o processo de dessalinização.
 
Centenas de curiosos se juntaram para acompanhar o processo de resgate, que foi efetuado com a ajuda de voluntários do museu. Entre eles estava Tor Andreassen, que foi quem primeiro localizou o Heinkel em Hafrsfjord em 2006.

Antes de a aeronave ser colocada em terra seca, teve que ser tratada e limpa de toda a água e lama. Isso aconteceu enquanto o He-115 estava pendurado por um guindaste móvel.
 
Endressen disse que há grande interesse internacional no resgate do Heinkel. Ele revelou que o museu tem um bom contato com a Universidade Técnica de Berlim, o que deve facilitar o processo de restauração.
 
O He-115 8L+FH sendo içado do fundo do fiorde

A Alemanha vendeu para a Marinha da Noruega seis exemplares do He-115 antes do começo da guerra. Um desses exemplares foi capturado pelos alemães quando da invasão do país em abril de 1940.

A aeronave resgatada, código 8L+FH, acidentou-se durante o pouso em dezembro de 1942. Ela tentou pousar após uma missão de escolta de comboio na costa de Jaeren. O pouso foi tão difícil que um dos flutuadores desprendeu-se e afundou. Os alemães conseguiram salvar um dos motores antes que a fuselagem desaparecesse nas profundezas. A tripulação não se feriu no acidente.

Fonte: Aftenbladet

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário