"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sexta-feira, 22 de junho de 2012

MORRE NO RJ O GEN RUY CAMPELLO, DETENTOR DO BASTÃO DE COMANDO DA FEB




Por Israel Blajberg



O Gen Ruy Leal Campello, Detentor do Bastão de Comando da FEB faleceu aos 95 anos e 5 dias ontem, quinta-feira 21 de junho de 2012 às 22h na Clinica São Carlos na Rua Humaitá, em Botafogo – Rio de Janeiro. Deixa 1 filha, 2 filhos, 6 netos e 2 bisnetas.



GENERAL-DE-BRIGADA RUY LEAL CAMPELLO

16 jun 1917 - 21 jun 2012

Nasceu na cidade do Rio Grande - RS. Formou-se pela Escola Militar do Realengo em 1940. Na FEB, foi Subcomandante da 5ª Cia/1º RI. No final de 1945, promovido a Capitão, permaneceu no Regimento Sampaio comandando esta Cia. Integrou o “Batalhão Suez”. Em 1959, serviu no QG do I Exército, sob o comando do Gen Odylio Denys, passando para o Gabinete do Ministro, com a ascensão do Gen Denys a esse cargo.

De 1961 a 1964 serviu no Estado-Maior do Exército. Em abril de 1964 passou a integrar a 2ª Seção do EM/1ª  Divisão de Infantaria, comandada pelo Gen Orlando Geisel e posteriormente o Gabinete do Ministro Costa e Silva. De 1966 a 1968, comandou o Regimento Sampaio. Cursou a ESG. Chefiou o Gabinete do Ministro Orlando Geisel. Serviu nos EUA na Comissão Militar Brasileira em washington. Ao retornar ao Gabinete do Ministro, em 1973 foi promovido a General de-Brigada, exercendo os cargos de Diretor de Movimentação, Comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada e Diretor do Pessoal Civil. Deixou o serviço ativo em 1978.

Dentre as condecorações que lhe foram outorgadas, por sua participação na FEB, destacam-se: Cruz de Combate de 2ª Classe, Medalha de Campanha, Medalha de Guerra e Cruz ao Valor Militar, da Itália.

Em cerimônia realizada no dia 18 de outubro de 2009, no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, Gen CAMPELLO recebeu o Bastão de Comando da FEB das mãos do Gen Ex Rui Monarca da Silveira, Chefe do DECEX, sucedendo o saudoso Marechal Levy Cardoso, antigo detentor, falecido em 13 de maio de 2009. Os Marechais Cordeiro de Farias e Machado Lopes foram os primeiros detentores do Bastão de Comando da FEB, confeccionado em pau brasil.

O Gen Campello escreveu o livro Um Capitão de Infantaria da FEB - Biblioteca do Exército Editora - 1999, e um capítulo do livro Soldados que Vieram de Longe - AHIMTB 2008 (I. Blajberg). Exerceu até meados de 2009 a Presidência do Conselho Deliberativo da ANVFEB. Residia no Rio de Janeiro, no bairro de Laranjeiras.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário