"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O JAPÃO NA 1ª GUERRA MUNDIAL

.



A Coreia foi anexada ao Império Japonês em 1910, sendo explorada e abusada até onde se pôde. Mas os japoneses queriam mais.

Durante a 1ª Guerra Mundial o Japão declarou guerra à Alemanha em 23 de agosto de 1914, desejando expandir sua esfera de influência na China e no Pacífico. Aliado ao Império Britânico, ambos deslocaram forças para ocupar Tsingtao – a fortaleza alemã da Esquadra do Leste da Ásia -, os territórios ocupados de Shandong na China, bem como as ilhas Marianas, Carolinas e Marshall, que faziam parte da Nova Guiné alemã. O cerco de Tsingtao e uma rápida invasão do território alemão de Jiaozhou foram bem sucedidos, com a rendição das tropas germânicas no início de novembro de 1914.

Fuzileiros navais japoneses desembarcando perto de Tsingtao

.
Fiel a seus aliados, o Japão enviou uma força naval ao Mediterrâneo para auxiliar as ações antissubmarinas, enquanto consolidava sua posição na China por intermédio das “Vinte e Uma Exigências”, em janeiro de 1915. Com o sentimento antijaponês difundido na China e a condenação internacional de suas ações, o Japão retirou suas exigências e um tratado foi assinado em maio de 1915.

Em 1918, com a eclosão da Revolução Bolchevique na Rússia, o Japão e os EUA enviaram tropas para a Sibéria com a finalidade de apoiar o Exército Branco russo em sua resistência contra os bolcheviques.  Nessa intervenção, o Japão planejava empregar um exército de 70.000 soldados para ocupar a região a oeste do lago Baikal, no entanto, a execução foi limitada, pois, desconfiados das intenções japonesas, os norte-americanos retiraram seu apoio.

Réplica de uniforme de soldado japonês de 1915

Em 1919 o Japão propôs uma cláusula de igualdade racial para ser incluído na Liga das Nações, na conferência internacional de Paris. A cláusula, contudo, foi rejeitada por vários países ocidentais e não foi encaminhada para discussão na reunião plenária da conferência. Essa rejeição fez com que o Japão se afastasse do Ocidente, por sentir-se desprezado pelos antigos aliados, direcionando-se a políticas nacionalistas. Como resultado, a Aliança Anglo-Japonesa encerrou-se em 1923.

O Japão participou da guerra e, sem sofrer qualquer dano considerável, lucrou e equilibrou-se economicamente, consolidando a base do capitalismo que, até então, se achava instável. A procura de produtos japoneses pelos países que estavam participando diretamente da guerra era grande e trouxe progresso para as indústrias e incrementou a exportação.

 

4 comentários:

  1. estou curiosa para saber o inicio das guerras japonesas em busca de poder antes de 1910 esther

    ResponderExcluir
  2. outras fontes confiaveis dezem que ele nao declarou guerra a ninguem ele so vendeu armas

    ResponderExcluir
  3. Galera, vcs sabem me dizer as guerras e conflitos que o Japão [raramente] participou, militarmente ou apenas com diplomacia simbólica de apoio aos aliados, depois do período da 2ª GUERRA MUNDIAL ??????

    2 exemplos do tema que estou interessado na pergunta acima:

    * na Guerra do Golfo [1990-1991], o Japão declarou apoio a intervenção militar liderada pelos EUA e financiou o conflito contra o Iraque, sem mandar militares para a região.

    * no conflito civil do Camboja [anos 1980 - até 1998], o governo japonês participou de uma pequena intervenção humanitária militar da ONU, nos anos de 1993 a 1995, contra o regime totalitário de Pol Pot.

    ResponderExcluir