"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sábado, 6 de agosto de 2011

UM MINUTO PARA MORRER - OS ÚLTIMOS A CAIR



Mais de 800 pessoas morreram nas derradeiras horas da 1ª Guerra
Mundial – duas delas, apenas alguns minutos antes do cessar-fogo.



O número total de baixas em 11 de novembro de 1918 é surpreendente e aterrador. Nada menos do que 860 homens e 3 mulheres de 36 países pagaram com suas vidas naquele dia histórico. E as perdas humanas relacionadas com a guerra continuariam em número elevado durante muito tempo ainda. Outras 74 mil mortes causadas por ferimentos e problemas de saúde decorrentes do conflito seriam registradas até agosto de 1921.

Alguns homens, no entanto, acabaram conquistando uma trágica notoriedade póstuma, por terem morrido apenas poucos minutos antes do cessar-fogo.

Essas são suas histórias.

Um deles foi o soldado canadense George Lawrence Price, que perdeu a vida às 10:58 h, na pequena vila belga de Ville-sur-Haine, nos arredores de Mons. Existem versões controversas sobre sua morte: uma afirma que foi durante uma última e fútil carga; outra sugere que ele era um dos soldados que recebiam os agradecimentos de civis locais pela recente libertação, quando um único tiro o atingiu e tirou sua vida.


O soldado canadense George Price, fotografado antes da guerra, e sua lápide no cemitério militar 


Seja qual for a versão verídica, o fato é que sua morte foi tão lamentada pelos colegas que, 50 anos depois, alguns deles voltaram a Ville-sur-Haine para inaugurar uma placa de bronze em sua memória, a qual ainda é preservada nos dias atuais. A moderna passarela de pedestres construída sobre o canal próximo recebeu o nome de ponte George Price.

Houve, no entanto, uma baixa ainda mais próxima do horário oficial do fim das hostilidades. Pouco antes das 11:00 h, o soldado norte-americano Henry Gunther e alguns companheiros avançavam sobre uma posição inimiga. Cientes de que a guerra estava prestes a terminar, os alemães ainda acenaram, em uma tentativa de evitar o confronto. Gunther, contudo, continuou seguindo em frente, foi baleado e morreu instantaneamente. A hora registrada do óbito foi 10:59 h, ou seja, apenas um minuto antes do cessar-fogo.


Lápide do soldado G.E. Ellison no cemitério militar de  St. Symphorien.  Ellison foi o último soldado britânico a perder a vida em batalha na 1ª Guerra Mundial


Entre as forças britânicas, a última morte registrada foi a do soldado G. E. Ellison, que, assim como Price, faleceu perto de Mons. A patrulha da qual fazia parte deparou-se com 20 alemães bem entrincheirados que dispararam contra eles e depois fugiram. Nessa breve troca de tiros, Ellison foi baleado. Acredita-se que sua morte tenha ocorrido por volta das 09:30 h. Foi enterrado no cemitério militar de St. Symphorien, a leste de Mons. Curiosamente, apoucos metros de sua sepultura, está a de J. Parr, primeiro soldado britânico morto na Frente Ocidental, em 21 de agosto de 1914.


Fonte: História da 1ª Guerra Mundial, BBC.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário