"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sábado, 6 de agosto de 2011

ARMAS - OBUSEIRO B-4 MODELO 1931 DE 203mm




O obuseiro de 203mm Modelo 1931, também conhecido como B-4, foi um dos armamentos mais pesados utilizados pelos Soviéticos entre 1941 e 1945. Essa pesada e poderosa arma foi uma das poucas peças de artilharia que se movia sobre esteiras devido ao grande investimento soviético em fábricas de tratores agrícolas nas décadas de 20 e 30, tornando-se assim uma medida óbvia e econômica para os projetistas soviéticos. Cerca de 871 foram produzidos. O uso de esteiras permitia que o B-4 cruzasse terrenos intransponíveis para outros armamentos, inclusive a neve do inverno e a lama da primavera da Rússia.

Devido ao seu grande peso o B-4 tinha que ser transportado, quando a distância era muito grande, em seis partes. Algumas versões do B-4 eram transportados em cinco partes separadas. O B-4 permaneceu com poucas mudanças durante sua existência.


Obuseiro B-4 disparando contra Berlim nos estágios finais da guerra


Em função de seu peso e complexidade, a cadência de tiro ficava em torno de um tiro por minuto. Além de ser utilizado em fogo de barragem o B-4 podia ser utilizado para a demolição de pontos fortificados. Era uma arma essencialmente de uso estático devido a sua velocidade de transporte de não mais do que 15km/h. Sua pouca mobilidade foi uma grande desavantagem e muitos caíram em mãos alemãs. Como os alemães tinham pouca quantidade de artilharia pesada, utilizavam quantos B-4 conseguissem. A maioria foi utilizado na União Soviética mas também viram serviço na Itália e no noroeste da Europa em 1944, sob o nome 20,3cm H 503 (r).




Características

País de origem: União Soviética
Calibre:  203mm (8 polegadas)
Comprimento: 5.087 m
Peso em ordem de combate: 17.700 kg
Elevação: 0º até +60º
Conteiramento:
Velocidade inicial do projétil: 607 m/s
Alcance máximo: 18.025 m
Peso da granada: 100 kg

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário