"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

OS EXÉRCITOS VIKINGS

.


Durante os séculos IX e X, a Europa foi varrida por saqueadores organizados. Na Europa central e oriental, a ameaça vinha dos magiares montados; no Mediterrâneo, dos sarracenos; e no norte europeu, dos povos nórdicos. De todos esses grupos errantes, movidos pelo desejo de pilhagem e pelo amor à violência, os corsários pagãos da Escandinávia são os mais conhecidos.

Piratas vikings, armados com lanças, espadas e achas, cruzavam os mares da Escandinávia em naus longas movidas por velas ou remos. Os da Noruega atacavam alvos, sobretudo, na Irlanda e na Escócia; os vikings dinamarqueses atacavam a Inglaterra e o noroeste da Europa; os suecos assolavam a Rússia e a Ucrânia, tendo chegado até mesmo ao Império Bizantino.



Os primeiros saqueadores viajavam e lutavam a pé assim que desembarcavam. Entretanto, depois de se haverem defrontado com cavalarias europeias, adaptaram-se rapidamente e, para preservarem o elemento surpresa, começaram a seguir a cavalo até seus alvos, embora preferissem lutar desmontados.

A dimensão dos exércitos vikings permanece controversa. Os primeiros ataques foram, provavelmente, desfechados por pequenas forças, de um ou dois navios, cada qual com sessenta homens. Com o tempo, as forças de assalto uniram-se e, na década de 850, milhares podiam tomar parte em pilhagens ao longo da costa da Europa.

Capacete viking do século X

O Grande Exército viking que assolou a Inglaterra e a Europa ocidental era uma força substancial. Ainda assim, é provável que consistisse em uns poucos milhares  de homens, embora nunca tenha chegado aos assombrosos 40 mil vikings mencionados por uma testemunha do cerco de Paris, em 885.

.

Um comentário: