"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



domingo, 26 de dezembro de 2010

PERSONAGENS DA HISTÓRIA MILITAR - GENERAL POLIDORO

.
* 02/11/1800? - São Miguel da Terra Firme-SC

+ 13/01/1879 – Rio de Janeiro-RJ


Filho do Coronel João Florêncio Jordão, Polidoro da Fonseca Quintanilha Jordão nasceu em São Miguel da Terra Firme, Santa Catarina, no dia 2 de novembro de 1800. Após concluir o curso de humanidades, assentou praça em 7 de fevereiro de 1824, como Cadete da Escola Militar. Promovido ao posto de alferes em 1824, tenente em 1825 e capitão em 1827, integrou o Imperial Corpo de Engenheiros na Guerra dos Farrapos, sob as ordens do então Barão de Caxias. Como capitão do 1° Corpo de Artilharia de Posição, foi nomeado juiz de uma comissão, formada em 1831, para examinar os estrangeiros no Exército e na Armada que não haviam aderido à nacionalidade brasileira.

Foi promovido ao posto de major em julho de 1837, tenente-coronel em 1841 e coronel em 1851. Neste último ano, o Coronel Polidoro teve atuação notável na implantação do telégrafo no País.


Na Guerra da Tríplice-Aliança

Em 1856, foi promovido a Brigadeiro, tendo ocupado a Pasta da Guerra em 1862, no Gabinete do Marquês de Olinda. Quando irrompeu a Guerra da Tríplice-Aliança, foi solicitada pelo general Osório, comandante-chefe do Exército Imperial no Teatro de Operações, a nomeação de um oficial de confiança que pudesse substituí-lo em seus impedimentos. Foi então o General Polidoro nomeado pelo governo, não somente para os impedimentos de Osório, mas também para substituir o visconde de Porto Alegre no comando do 2° Corpo de Exército.

Tão logo chegou ao Paraguai, com o aumento dos padecimentos do General Osório em decorrência de ferimento recebido, assumiu o comando do 1° Corpo, iniciando seus trabalhos por ocasião da Batalha de Curupaití, onde as forças sob seu comando enfrentaram com heroísmo a metralha do inimigo acorbertado por entricheiramentos inacessíveis.

Após a guerra foi, por muitos anos, diretor da Escola Militar do Rio de Janeiro.


Homenagens

Polidoro recebeu do Imperador Pedro II o título nobiliárquico de Visconde de Santa Teresa. Foi condecorado com a grã-cruz da Imperial Ordem de São Bento de Avis, dignitário da Ordem do Cruzeiro, comendador da Imperial Ordem da Rosa, com as medalhas do Mérito e Bravura Militar e a da Guerra do Paraguai.

Fachada do 13º Grupo de Artilharia de Campanha, Grupo General Polidoro


Seu nome foi dado à antiga rua Berquó, no bairro carioca de Botafogo, uma das mais tradicionais da cidade do Rio de Janeiro, em memória a seus serviços prestados, em sessão da câmara municipal.

Por intermédio da Portaria Ministerial nº 283, de 15 de março de 1995, o 13º Grupo de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro, com sede em Cachoeira do Sul-RS, recebeu a designação histórica de Grupo General Polidoro.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário