"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



segunda-feira, 1 de novembro de 2010

OS TÚNEIS CHINESES

.

Em 1937, ao começarem as hostilidades entre China e o Japão, por ocasião da Guerra Sino-Japonesa, os aldeões chineses escavaram covas a fim de evitar a perseguição dos japoneses e construíram porões sob suas casas. Os soldados japoneses logo descobriram tais esconderijos. Os chineses ajustaram-se à nova situação e conectaram entre si os porões das casas vizinhas, estabelecendo uma intrincada rede de túneis.

Padioleiros do exército chinês transportando um ferido em um dos túneis

Também estes foram descobertos pelos japoneses, que os bloquearam e inundaram, obrigando, assim, os chineses a abandoná-los. Mas a paciência e a engenhosidade do povo chinês não tinham limites.

Seu próximo passo foi conectar os túneis de uma aldeia a outra. Dessa maneira, foi construído um sistema de comunicações subterrâneas, estendendo-se ao longo de quilômetros. E ali, além do abrigo, encontraram os chineses meios de eliminar centenas de soldados japoneses. Com efeito, depois de permitir a entrada dos inimigos, os chineses fechavam as entradas e inundavam as galerias. Também, em alguns trechos, deixavam armadilhas que se fechavam a retaguarda das colunas japonesas que se aventuravam nas profundidades. Além disso, nas entradas faziam fogueiras, enchendo de fumaça as passagens e matavam os japoneses.

Em seguida, construíram túneis paralelos aos anteriores, com maior profundidade, onde alojavam centenas de aldeões. Depois, fizeram túneis paralelos e distanciados. Restava então só a tarefa de reconhecer também ao longe, o inimigo do amigo. Tal expediente foi simples, bastava ver os pés. Um pé descalço ou calçado de sandália era um aldeão. Um pé calçado com bota significava soldado inimigo.

Entrada de um túnel

Em contrapartida, os japoneses idealizaram diversos ardis para aniquilar os chineses ocultos nos túneis. Uma delas constituía em amarrar num porco um tubo de gás letal, molhando-o com combustível e deitando-lhe fogo. O porco, aterrorizado, corria pelo túnel. Os aldeões, porém, sanaram este perigo construindo fossas cheias de água, onde os porcos caíam.

A luta subterrânea foi terrível. Milhares de aldeões foram vítimas e milhares de japoneses os seguiram pelos caminhos da morte.

O uso de túneis mostraria sua eficiência vinte anos depois, durante a Guerra do Vietnã.

.

Um comentário:

  1. eu gostaria de saber se o hábitoo de contruir túneis dos chineses,vem de batalhas distantes,o começou aser desenvolvido apenas na decorrência desse conflito sino-japones?

    ResponderExcluir