"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 5 de outubro de 2010

OS CANHÕES DA ESQUADRA DE GARIBALDI

.

No pátio do Museu Júlio de Castilhos, em Porto Alegre-RS, desde 2003 os visitantes podem conhecer cinco canhões que pertenceram à esquadra de Giuseppe Garibaldi entre os anos de 1836 e 1839. Por longo tempo eles permaneceram no fundo do arroio Santa Izabel, na cidade gaúcha de Camaquã, onde foi travado um embate entre os Farrapos e os Legalistas.
.
Segundo notícia transcrita do jornal "A Federação", de dezembro de 1896, os canhões foram abandonados na antiga barra do arroio Santa Isabel, próximo à Vila de São João do Camaquã, hoje município de Camaquã.

.
Giuseppe Garibaldi
.
Por ocasião do combate travado em agosto de 1839 entre a esquadra imperial, comandada pelo Comandante John Pascoe Grenfell, e a esquadra farroupilha, sob a chefia de Garibaldi e Zeferino Dutra, os farroupilhas se dividiram. Garibaldi seguiu para Laguna com os navios Seival e Farroupilha, enquanto Zeferino Dutra ficou na barra do Arroio Santa Isabel, afluente do Rio Camaquã, com os lanchões Rio Pardo, Independência e Setembrina, onde foi atacado por Grenfell.
.
Zeferino Dutra, com o intuito de oferecer resistência, jogou os canhões nas águas da Lagoa Formosa em 14 de agosto de1839, para aliviar o peso e aumentar a mobilidade de suas embarcações. Mas não foi o suficiente. Alcançado pelas forças de Grenfell, foi obrigado a se render e todo o material foi apreendido, menos os canhões, que não se encontravam mais nas embarcações.
.
Um dos canhões em exposição
.
Mais tarde, em dezembro de 1896, José Divino Vieira Rodrigues, administrador de obras da então vila de Camaquã, realizou uma expedição à citada barra para recuperar os canhões. Desenterradas as peças, foram colocadas sobre sólidos reparos de quatro rodas, como meio de locomoção. Em seguida foram conduzidas por carretas, ao longo da margem do Camaquã até a vila. José Divino propôs a venda das peças ao Governo Brasileiro, que não aceitou.
.
Em 1926, os canhões, que então pertenciam à Intendência Municipal de Camaquã, foram resgatados e doados ao museu.
.
Os canhões podem ser vistos no museu, localizado no seguinte endereço:

.
Museu Julio de Castilhos
Rua Duque de Caxias, 1205 e 1231
Centro - Porto Alegre - RS
Telefone/Fax: (51) 3221-3959

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário