"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 5 de outubro de 2010

NOTÍCIA - MARINHA COMEÇA A RETIRAR MINAS DE MARAGOGI-AL

.
A Capitania dos Portos de Alagoas divulgou que dará início esta tarde à remoção de seis artefatos bélicos (minas aquáticas flutuantes) encontrados na cidade de Maragogi, no litoral norte do Estado, a 131 quilômetros de Maceió. A operação estava marcada para começar na próxima sexta-feira, mas foi antecipada devido à programação de apoio logístico da Força Aérea Brasileira (FAB), que levou as equipes da Marinha, do Rio de Janeiro para Maceió. Os militares desembarcaram ontem à tarde, no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Eles vão acompanhar toda a operação de remoção e desativação das minas.

.

De acordo com a Capitania dos Portos de Alagoas, o trabalho começa às 13h30, na Praia do Antunes, quando serão removidos dois artefatos. Mais duas minas serão retiradas na orla marítima e outras duas localizadas no Centro da cidade. Durante a remoção de cada mina, os moradores serão obrigados a evacuar a região pelo período de três horas, para evitar acidentes durante uma possível detonação acidental. As minas serão levadas para uma área específica em caçambas.

.

As primeiras minas foram localizadas em maio deste ano, por operários que faziam serviço de saneamento básico na região central de Maragogi. Os artefatos estavam enterrados em diferentes pontos da cidade e teriam sido arrastados até o continente pelas correntes marítimas, ao logo dos anos.

.

Segundo a Marinha, as minas flutuantes foram usadas na Segunda Guerra Mundial. A partir da primeira mina descoberta, foi realizado um levantamento na área e mais seis artefatos foram localizados. O primeiro artefato encontrado foi removido do local e detonado em um trecho de praia deserta, no Centro de Maragogi. Mesmo assim, o impacto da detonação foi tão grande que assustou moradores da região e causou pequenos danos em casas localizadas na redondeza.

.

A operação de remoção deve ser concluída até sexta-feira, com a detonação dos seis artefatos em uma área deserta. As minas serão enterradas para minimizar a capacidade destrutiva. Segundo a Marinha, a área será interditada em um perímetro de 150 metros do local de detonação para evitar acidentes.


Fonte: Portal G1


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário