"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 1 de junho de 2010

PERSONAGENS DA HISTÓRIA MILITAR - MARECHAL PATRÍCIO JOSÉ CORREIA DA CÂMARA


* 12/10/1744 – a bordo de navio com destino a Portugal

+ 28/05/1827 – Rio Pardo-RS



Patrício Corrêa da Câmara, filho de Gaspar José Correia da Câmara e Isabel Inácia Correia James, nasceu em 12 de outubro de 1744 em viagem marítima, quando sua família transferia-se da Ilha Terceira para Lisboa.

Sentou praça em Portugal, servindo na Índia e depois no Brasil, onde chegou como capitão e naturalizou-se brasileiro. Dedicou sua vida militar, de capitão a tenente general graduado - de 1771 a 1827 - à fronteira do Rio Pardo. Neste período ajudou a dilatar a fronteira primitiva que incorporou, em 1801, o território dos Setes Povos das Missões, e, de 1812 a 1821, incorporou o Distrito de Entre Rios, entre os rios Santa Maria, Quaraí, Uruguai e Ibicuí.

Durante a Guerra da Restauração do Rio Grande, teve papel destacado como major. No comando dos Dragões do Rio Grande, empreendeu ao forte espanhol Santa Tecla. Em 25 de março de 1776, após 26 dias de cerco, a guarnição espanhola capitulou e o forte foi evacuado e destruído dois dias depois.

Nas campanhas da Divisão de Observação na Banda Oriental, de 1811 a 1812, liderou tropas no setor entre São Diogo e Bagé. Seus 67 anos de idade, contudo, pesavam e foi forçado a repousar em Rio Pardo. No exercício de suas funções na Fronteira de Rio Pardo, deslocava-se em carretas, quando impedido de caminhar ou cavalgar em função de ataques de gota.

D. Diogo de Souza, governador militar da Cisplatina, comunicou ao Rei que os serviços prestados por mais de meio século pelo Marechal de campo efetivo Patrício José Corrêa da Câmara, constituíam um padrão de lealdade e de glória para o Exército de Portugal.

Durante a Guerra contra Artigas, como comandante da Fronteira do Rio Pardo, impossibilitado de combater em função da idade avançada, providenciou do Rio Pardo o apoio logístico e administrativo necessário às tropas, por intermédio de seu filho Brigadeiro Bento Corrêa da Câmara.

Patrício Corrêa da Câmara recebeu o título de primeiro Visconde de Pelotas e foi agraciado comendador da Imperial Ordem de São Bento de Avis. Era fidalgo cavaleiro da casa imperial brasileira e da casa real portuguesa, esta por alvará de 16 de novembro de 1808.

Foi casado com Joaquina Leocádia da Fontoura.

O Marechal Patrício Corrêa da Câmara faleceu em 28 de maio de 1827, sendo sepultado no portal da igreja matriz de Nosso Senhor dos Passos, em Rio Pardo, sua terra de coração. É considerado o patrono da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro, com sede em Bagé-RS.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário