"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quinta-feira, 24 de junho de 2010

APENAS UM VELHO SOLDADO


Aconteceu em 26 de maio de 1942, durante a 2ª Guerra Mundial, no Teatro de Operações da África do Norte.

O Afrika Korps alemão avança através dos campos de minas que se alongam no flanco sul do exército britânico e irrompe nas linhas da retaguarda. Um grupo de carros blindados e veículos meia-lagartas alemães ataca, repentinamente, o Quartel-General da 7ª Divisão Blindada britânica. Os ingleses, surpreendidos, esboçam uma fraca resistência. O General Messervy, comandante da divisão, trata de se afastar do local, com dois oficiais de seu estado-maior. As metralhadoras alemães, no entanto, matam o motorista e o veículo para.

Messervy compreende que não tem escapatória. Toma então uma resolução audaciosa. Sem vacilar, com um rápido golpe, arranca do colarinho as insígnias do seu posto e consegue, assim, não ser identificado. Pouco depois, conduzido para a retaguarda junto com seus oficiais, é entrevistado por um oficial médico do Afrika Korps. Este, ao ver diante de si um homem de idade madura vestindo o uniforme, lhe diz:
- O senhor tem mais de 35 anos, não é?... Nós, no Afrika Korps não queremos ninguém com menos de 35 anos...

Messervy, imperturbável lhe respondeu:
- Sou apenas um velho soldado ... lutei na outra guerra e me apresentei novamente, como voluntário, para lutar nesta... porém não sou nada mais que o limpador de banheiros do comando da minha divisão...

General Sir Frank Messervy

Nessa mesma noite, Messervy conseguiu iludir a vigilância de seus captores e se internou no deserto, rumo às linhas britânicas. Caminhando sem parar, sob o sol ardente da manhã, ao longo de quase 30 km, o General Messervy conseguiu finalmente chegar ao QG do 8º Exército.

O “velho soldado”, um dia e meio depois, estava novamente à frente da sua divisão.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário