"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

ARMAS – ALABARDA

A alabarda é uma antiga arma ofensiva e defensiva, composta por uma haste longa. A haste é rematada por uma peça pontiaguda de ferro que, por sua vez, é atravessada por uma lâmina em forma de meia-lua (similar à de um machado). Era considerada a arma de infantaria mais eficaz contra invasores em fortificações e muralhas.

,
Graças à sua lâmina em meia-lua, nos combates corpo-a-corpo a alabarda era usada como machado. Já a peça pontiaguda permitia o uso da alabarda como lança, o que era muito comum nos combates contra outras unidades de infantaria, principalmente contra as que escalavam muralhas usando-se de escadas.

.
A alabarda era especialmenten eficaz no combate a oponentes montados. Existiam três métodos básicos para isso: a face oposta à lâmina, normalmente uma ponteira ou gancho podia ser usada para puxar o cavaleiro para baixo derrubando-o; a lâmina podia se usada para golpear a parte de trás do tornozelo do cavalo forçando-o a dobrar as pernas caindo, algumas vezes a lâmina em forma de meia-lua convexa dava lugar a uma em forma de meia-lua, ou um "V", côncava para encaixar melhor na perna do cavalo; e por fim podia ser usada apoiando a extremidade contrária da haste no pé e apontando a peça pontiaguda de lança para o peito do cavalo, matando-o.

.
A alabarda era por excelência a arma usada pelos guardas de castelos e palácios e ainda hoje aparece como o padrão em unidades militares históricas, mantidas para fins cerimoniais, com suas fardas e armaduras de época.

Alabardeiro espanhol, século XVII

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário