"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 3 de novembro de 2009

PARQUE HISTÓRICO NACIONAL DOS GUARARAPES

.

Localizado no município de Jaboatão dos Guararpes - PE, região metropolitana do Recife, os Montes Guararapes guardam a História de sangrentas lutas travadas por luso-brasileiros contra os holandeses, na primeira metade do século XVII, por ocasião da Insurreição Pernambucana.
.

O editor do BLog na entrada do Parque Histórico Nacional dos Guararapes


Aí foram travadas duas batalhas, a primeira em 19 de abril de 1648 e a segunda em 19 de fevereiro de 1649, abrindo-se o caminho para a rendição definitiva do invasor e sua saída do Brasil em 1654, após assinatura da rendição na Campina do Taborda, em 26 de janeiro de 1654, pondo fim a 30 anos de guerra contra a Holanda.



"Nas duas batalhas dos Guararapes escreveu-se a sangue o endereço do Brasil: o de ser um Brasil só e não dois ou três. O de ser um Brasil fraternalmente mestiço, na raça e na cultura, e não outra República Sul-Americana asperamente nativista ou agressivamente ante-européia".
(trecho do discurso pronunciado por Gilberto Freire, então Deputado Federal, na Câmara Federal, em 1948).

Em 1656, foi mandada construir, pelo General Francisco Barreto de Menezes, em ação de graça pelas vitórias alcançadas, a capela votiva de nossa Senhora dos Prazeres.
.
Em 1948 a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres e a colina são decretadas Monumento Nacional.
.
Em 1961 a área dos montes Guararapes é registrada no Livro de Tombo Histórico Nº 334, de 30 de outubro de 1961, de reconhecido valor histórico-cultural, como "Berço da Nacionalidade Brasileira".

Em 1971 é criado o Parque Histórico Nacional dos Guararapes.  Em 1996 é emitida pelo Ministro do Exército a Diretriz Ministerial que regula as ações do Exército Brasileiro no processo de revitalização do Parque Histórico Nacional dos Guararapes. No mesmo ano foi elaborado pela 7ª Região Militar, juntamente com a 5ª Coordenação Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Plano Diretor do PHNG.

Atualmente o PHNG dispõe de um mirante no interior do qual há uma maquete representativa do terreno tal qual era na época das batalhas.
.
Maquete no interior do Mirante Henrique Dias mostrando a configuração do terreno dos Montes Guararapes



.

Um comentário: