"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quinta-feira, 1 de outubro de 2009

BIOGRAFIA - ALMIRANTE WILLIAM “BULL” HALSEY

* 30/10/1882
+ 20/08/1959


William Frederick "Bull" Halsey, Jr. foi um almirante-de-esquadra da Marinha dos Estados Unidos, comandante da 3ª Força Tarefa na Guerra do Pacífico, durante a 2ª Guerra Mundial, presente na principais batalhas e vitórias navais contra o Japão.
.
Graduado em 1904 na Academia Naval dos Estados Unidos, Halsey fez sua carreira antes da guerra servindo em destróieres e encouraçados, especializando-se em torpedos, o que o levou a comandar uma flotilha de torpedeiras e de destróieres lançadores de torpedos na – então em expansão – marinha americana dos anos 10 e 20 do século XX, participando da 1ª Guerra Mundial nestes comandos.
.
Halsey ficou conhecido como um dos mais agressivos e entusiasmados comandantes americanos na luta contra os japoneses, recebendo o apelido de “Bull” (Touro) nos primeiros tempos da guerra, quando seu lema conhecido em toda a frota americana era "Bata forte, bata rápido, bata sempre” e foi considerado o grande responsável por manter o alto moral dos marinheiros para a guerra. Irado com o ataque a Pearl Harbor, do qual não participou pois, estando com sua esquadra longe da base no momento do ataque, não conseguiu chegar a tempo para enfrentar os aviões agressores - em dezembro de 1941 ele era vice-almirante e seu navio capitânea era o lendário porta-aviões USS Enterprise - declarava que ' após esta guerra o idioma japonês só será ouvido no inferno '.
.
Durante os primeiros meses da guerra, em que os Aliados sofriam revezes em todas as frentes, Halsey comandou sua frota em alguns ataques contra ilhas em posse dos inimigos e foi de um de seus porta-aviões, o USS Hornet, que partiram os bombadeiros B-25 que bombardearam pela primeira vez o Japão, sob o comando do coronel Doolittle, em abril de 1942, como resposta ao ataque a Pearl Harbor, num dos mais emblemáticos episódios da 2ª Guerra Mundial.
.
Sofrendo de um ataque inflamatório na pele, ele foi obrigado a se hospitalizar pouco antes da Batalha de Midway, perdendo a oportunidade de participar da primeira batalha no Pacífico em que os norte-americanos derrotaram os japoneses.
.
De volta a seu posto, o Almirante Halsey viria a comandar uma cada vez maior e mais poderosa esquadra pelo resto da guerra, participando das campanhas de Guadalcanal, das Ilhas Salomão, Rabaul , as ilhas Palau, Mar das Filipinas e da Batalha do Golfo de Leyte, onde, apesar de uma histórica falha de comunicação em seu comando, que fez com que ele saíssse em perseguição a uma frota japonesa enviada para desviar sua atenção da verdadeira ameaça, ocasionando a perda de diversos navios aliados deixados em Leyte sem cobertura aérea – e que por anos foi objeto de críticas e análises militares - ele teve uma vitória esmagadora sobre seus inimigos, que deixaram de existir como grande força organizada de combate naval a partir dali.
O porta-aviões USS Enterprise foi, por diversas vezes, o navio-capitânea do Almirante Halsey .

Após a vitória Halsey sofreu um grande revés pelo qual foi criticado, não para o inimigo mas para a natureza, quando em operações no Mar das Filipinas não deu crédito aos avisos de uma grande tormenta em direção à sua frota, se recusando a desviar de rota para evitá-la, o que colocou seus navios no meio de um furacão, que afundou tres destróeires e avariou dezenas de outros, causando a morte de 800 marinheiros e a perda de 146 aviões.
.
Apesar dos reveses acontecidos em sua carreira militar vitoriosa durante a guerra, Halsey sempre foi um dos mais admirados comandantes do Pacífico, por seu temperamento entusiasmado, obstinado e confiante contra o inimigo, que contagiava seus homens, o comando geral em Washington e a opinião pública de seu país.
.
Ao fim da guerra, esteve presente numa posição de honra na rendição oficial Japão aos Aliados, realizada no cruzador USS Missouri, ancorado na Baía de Tóquio, em 2 de setembro de 1945.
.
Em dezembro de 1945, ‘Bull’ Halsey foi promovido pelo Presidente Truman a almirante cinco estrelas (fleet admiral), uma honraria conseguida por apenas mais três almirantes na história, equivalente à patente de marechal no exército, e permaneceu no serviço ativo até março de 1947.
Almirantes Halsey (esq) e MacCain em 1945
.

2 comentários: