"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 29 de setembro de 2009

ARMAS – CIMITARRA

A cimitarra (scimitar em inglês, saif em árabe, shamshir no Irã, kilij na Turquia, pulwar no Afeganistão, talwar ou tulwar na Índia e Paquistão) é uma espada de lâmina curva mais larga na extremidade livre, com gume no lado convexo, utilizada por certos povos orientais: árabes, turcos e persas, especialmente pelos guerreiros muçulmanos. É a espada mais típica do Oriente Médio e da Índia muçulmana.

.
Originária da Pérsia, foi adotada pelos árabes e espalhou-se por todo o mundo islâmico até o século XIV. Originalmente, a cimitarra era uma espada de cavaleiros e cameleiros, no entanto, em muitos desses países, as espadas retas continuaram a ser preferidas para guerreiros a pé ou para fins cerimoniais.



.
Comparável à katana japonesa, a cimitarra é também uma espada curva de um só gume extremamente cortante e ágil, feita com aço da melhor qualidade. Uma cimitarra típica possui de 90 cm a 1 metro de comprimento total e pesa entre 1,0 kg a 1,5 kg.


,
A cimitarra curta é uma variante menor e mais ágil da cimitarra, freqüentemente usada aos pares, uma em cada mão. Uma típica cimitarra curta tem em torno de 55 cm de comprimento e pesa aproximadamente 500 gramas.


Representação do século XV mostrando guerreiros muçulmanos enfrentando soldados cruzados com suas cimitarras. Com seu fio agudo e sua estrutura curva, a arma era especialmente eficaz para golpear a cabeça ou o pescoço do oponente.

Represen.
A saif ("espada" em árabe) é a clássica espada longa árabe, usada desde os tempos pré-islâmicos. Os cavaleiros e cameleiros árabes passaram a preferir a cimitarra por volta do século XIV, mas a saif reta continuou a ser usada por guerreiros a pé e a ser o símbolo do status de nobres e príncipes. Uma típica saif possui cerca de 1 metro de comprimento total e pesa em torno de 1,2 kg.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário